Aller au contenu principal
Brazil

Perguntas Frequentes

1. O que é um Plano de compra de ações para colaboradores?
Um plano de compra de ações para colaboradores é um aumento de capital reservado para os colaboradores de uma empresa ou de um grupo. Esses planos oferecem aos colaboradores elegíveis a possibilidade de investirem em ações de sua empresa com condições financeiras preferenciais. 

2. Essa proposta será repetida a cada ano?
O plano é o segundo em dois anos. Isso demonstra o desejo do Grupo de oferecer regularmente outros planos para os próximos anos, sem periodicidade garantida.

3. Quem pode subscrever?
São elegíveis os colaboradores com um contrato de trabalho com uma das empresas elegíveis do Grupo, com um mínimo de 24* meses de antiguidade reconhecida no último dia do período de subscrição, em 22 de junho de 2022, e que permaneçam ao serviço nessa data. 

* Atenção: Certos países têm limitações quanto às condições de elegibilidade, consultar o Complemento local.

4. Quando susbscrever?
A subscrição será aberta exclusivamente entre 8 e 22 de junho de 2022 (23:59 CET- Central European Time). 

5. Como subscrever?
A subscrição é feita on-line através de uma ferramenta de subscrição criada para a operação, utilizando os identificadores de usuário (“login” e “senha”) comunicados aos colaboradores elegíveis através de e-mail.

6. Eu perdi meus códigos, como faço?
Os correspondentes locais de RH poderão gerar uma nova senha para você na ferramenta de subscrição. Os colaboradores também podem enviar um e-mail para [email protected] durante o período do subscrição, caso precisem de assistência para se conectar ou se inscrever.

7. É possível alterar / anular minha subscrição?
Os colaboradores podem alterar suas subscrições on-line até ao último dia do período de subscrição, 22 de junho de 2022. Após o período de subscrição, deixará de ser possível qualquer modificação e a subscrição irá ser considerada irrevogável. Os colaboradores irão ter de pagar seu investimento na íntegra.

8. Que acontece se eu deixar o grupo?
Se o colaborador deixar o grupo depois da conclusão do período de subscrição, ele é elegível. Suas unidades de participação no FCPE ficarão disponíveis no momento de sua saída, e poderão ser resgatadas.

9. Qual é o investimento mínimo?
O montante mínimo do investimento é uma ação da L’Oréal.

10. Qual é a subscrição máxima por colaborador?
O investimento máximo são 50 ações, até ao limite de 25% da remuneração anual bruta em 2022.

11. O que é entendido por “remuneração anual bruta”?
A remuneração anual bruta inclui o salário anual, os prêmios ou bônus e o PPR pagos a você em 2022.

12. Que vai acontecer se eu ultrapassar o limite de 25 % de minha remuneração anual bruta?
Cada colaborador compromete-se a respeitar este limite ao assinar (on-line) seu boletim de subscrição. O risco é que seu pedido de subscrição seja reduzido se ele não respeitar o referido limite.

13. Em que momento eu vou receber minha coparticipação?
As ações da coparticipação serão entregues no final do período de bloqueio, ou seja, em 26 de julho de 2027, sob determinadas condições (consulte o complemento local).

14. Quais são os casos de desbloqueio?
Consulte seu "complemento local", onde estarão indicados todos os casos válidos para seu país.

15. Como será informado o colaborador sobre as ações que possui?
Durante a subscrição on-line, o colaborador receberá um aviso de recepção confirmando o número de ações pedidas e/ou o montante subscrito. Os correspondentes terão a possibilidade de aceder a estes documentos em caso de necessidade. Cada colaborador que subscreva irá receber, em julho de 2022, uma comunicação especificando o número de ações/unidades de participação que lhe são atribuídas. Ele também receberá, durante o 1.º trimestre de 2023, um extrato de conta com um resumo de todos seus ativos. Além disto, os colaboradores acionistas, através do FCPE terão também acesso para o site da internet da Amundi, www.amundi-ee.com, que vai permitir-lhes consultar sua conta e gerir seus ativos disponíveis.
 
16. Como se desbloqueia?
É o correspondente local quem vai autorizar os desbloqueios em função dos casos locais, elaborando um processo com os elementos pertinentes e comunicando para a Amundi ESR os desbloqueios a serem realizados.

17. É possível desbloquear apenas parte dos ativos?
Sim. É possível solicitar o desbloqueio de todas ou parte das ações subscritas que estejam bloqueadas. No entanto, um motivo para desbloqueio pode apenas ser invocado uma vez: se em um caso de desbloqueio antecipado você só desbloquear uma parte dos ativos, o resto permanecerá bloqueado até o final do prazo, salvo se você for abrangido por outro caso de desbloqueio antecipado. 

18. O que é um dividendo?
Os dividendos correspondem à parte dos lucros que é distribuída pela empresa a seus acionistas. Este pagamento não é automático a cada ano: ele depende dos resultados do Grupo e de decisão da assembleia-geral dos acionistas.

19. Os dividendos ficam bloqueados? 
No caso das ações detidas através do FCPE, os dividendos recebidos irão aumentar o valor das unidades de participação e ficarão bloqueados.

20. O que é um ganho / perda de capital?
Um ganho de capital corresponde à diferença entre o preço de venda das ações detidas e o investimento inicial. Se a diferença entre os dois for positiva, o colaborador acionista realiza um ganho de capital. No caso contrário, ele sofre uma perda de capital.





.